LISBON
HERITAGE
VEHICLES

O veículo histórico e o ambiente
A pegada ambiental provocada por um veiculo não se resume às emissões produzidas durante a sua circulação. Começa aliás no momento em que o fabricante inicia o processo de investigação e desenvolvimento que lhe dará origem continuando pelo processo de fabrico, passando por toda a cadeia de distribuição até ao futuro proprietário; transporte, normalmente camião e navio, entrepostos logísticos e concessionários retalhistas. Toda esta cadeia de valor requer um enorme consumo de energia, recursos naturais e matéria prima.
Claro que quando falamos de emissões diretas um veículo histórico será mais poluente quando comparado com um veículo moderno mas, conduzir um veículo histórico é utilizar um veículo ambientalmente amortizado no que diz respeito aos recursos necessários ao desenvolvimento, fabrico e distribuição!
Estamos portanto perante o verdadeiro conceito de reutilização.
É minha convicção, a de que em breve, um cidadão ambientalmente responsável deslocar-se-á no dia-a-dia através de soluções de mobilidade eficientes e, por outro lado, utilizará o veículo histórico nos momentos de prazer e lazer. A verdadeira experiência de conduzir!